Blog dos anjos

1001 segredos angelicais para compartilhar

Confúcio, o pequeno homem que foi um grande sábio…

Confúcio grande sábio

Confúcio, o humanista, criou a um só tempo uma religião, uma filosofia e uma corrente de pensamento. Seus ensinamentos ainda hoje são influentes, pois, apesar do tempo transcorrido, ele continua moderno e universal. Vamo descobrir mais detalhadamente Confúcio grande sábio! É por isso que sugiro que falemos dele hoje.

Confúcio grande sábio – Sua vida

confucio

No reinado de Lu, em pleno coração da China, no dia 28 de setembro do ano de 551 antes de Jesus Cristo, nascia uma criança que marcaria, pelos seus pensamentos, sua sabedoria e suas ações, toda a humanidade.

Ainda na primeira infância, seu pai faleceu, deixando-o, juntamente com toda a sua família, na mais completa miséria.

Ele viria a trabalhar primeiramente como funcionário público de baixo escalão. Mas, rapidamente, suas qualidades de pedagogo e a sua inteligência fora do comum seriam notadas, a tal ponto que ele se tornaria em pouco tempo a autoridade máxima responsável pela justiça no reino.

Entretanto, ele abandonaria esta função para seguir o seu caminho e ensinar a sua filosofia. Acompanhado de discípulos, ele atravessaria vários países (como mais tarde faria Jesus em outra parte do mundo). Estes discípulos seriam denominados os 12 Filósofos.

Ao final da sua vida, ele voltaria ao reino de Lu para se dedicar à escrita e ao ensino.

Confúcio grande sábio

Grande erudito, Confúcio era muito capaz nas seis principais artes da época: “matemática, música, tiro ao arco, caligrafia, rituais e condução de carruagens”.

A prática destas artes magistrais era supostamente capaz de propiciar o desenvolvimento da paciência, da meditação, da precisão, do senso de estética, da perseverança e da espiritualidade.

Os ensinamentos de Confúcio

Confúcio propõe alcançar a riqueza interior e elevar o espírito à altura dos mundos espirituais. A sabedoria que ele profere fala de harmonia entre o céu, a terra e o mundos dos seres vivos. O homem faz parte de um todo e o todo precisa dele.

Seus ensinamentos, baseados no amor e na harmonia, conduzem o homem a uma vida em paz, sem angústias. Seguindo os seus ensinamentos, o homem se dirige ao mundo da felicidade, em que a serenidade brilha como o sol.

Confúcio dizia que as verdades simples deste mundo podem penetrar no coração do homem, porque elas não derivam da doutrinação, mas de um chamado interior visando despertar cada alma.

Confúcio nos oferece aqui um ensinamento essencial: quando você tiver questionamentos de ordem existencial, medite! Pois todas as respostas do mundo estão em você.

E quando você as encontrar, você sentirá uma felicidade sem precedentes, pois a sua alma se sentirá apaziguada e enaltecida pelo Confúcio grande sábio.

Alguns livros que ensinam a sabedoria de Confúcio

Os grandes clássicos e mais conhecidos são:

  • O Cânone dos poemas
  • O Cânone da História
  • O Livro das mutações
  • O Livro dos rituais
  • Os Anais de Primavera e Outono.

Entretanto, se me permite, eu gostaria de recomendar primeiramente um livro muito simples e riquíssimo que poderá lhe ajudar em sua vida no dia a dia, trata-se da “Felicidade segundo Confúcio” de Yu Dan.

 

Descubra mais artigos interessantes no blog do Padre: