Blog dos anjos

1001 segredos angelicais para compartilhar

Os Anjos têm livre-arbítrio?

Os Anjos têm livre-arbítrio

Os anjos têm livre-arbítrio ? Primeiramente, os Anjos são mensageiros ou agentes de Deus. Enquanto alguns deles subiram da posição de mortal ao nível dos Arcanjos, a maior parte dos Anjos (e Arcanjos) foram criados por Deus com este propósito.

Isto nos leva à pergunta: Os anjos têm livre-arbítrio? Neste artigo, tentaremos responder a esta pergunta analisando o que significa “livre-arbítrio” e em que medida os Anjos possuem esta capacidade.

Veremos também alguns exemplos das escrituras que nos ajudarão em nossa análise.

O que é livre-arbítrio ou vontade própria?

Se encontrar uma resposta à pergunta “os Anjos têm livre-arbítrio?” já não é fácil, a definição do que é “livre-arbítrio” dificulta ainda mais esta tarefa.

Em termos simples, livre-arbítrio é a capacidade de agir baseada na sua própria escolha, sem as restrições do destino.

No entanto, isto leva a outras perguntas, como: se nós fomos criados por um ser superior para nos comportamos de certa maneira ou sentirmos certas emoções, é possível termos vontade própria e sermos controlados por nossos desejos e impulsos inatos?

Voltando à pergunta inicial, os anjos têm livre-arbítrio? Podemos simplificar o livre-arbítrio dos anjos em uma pergunta mais simples: os Anjos podem desafiar Deus?

Quer saber qual é o seu Anjo da Guarda e como ele pode proteger você no seu cotidiano?


Para se conectar com o seu Anjo da Guarda e receber a sua VIDÊNCIA DOS ANJOS GRATUITA, faça agora seu cadastro:

Data de nascimento

Dados de contato

Ao clicar abaixo, eu confirmo que li a Política de Privacidade e aceito os termos legais.


Desafiar Deus

Desafiar Deus é um pecado e pecar é um comportamento exclusivamente humano.

O versículo de Romanos 5:12 diz:

Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens porque todos pecaram.

Mas os Anjos não têm motivos para pecar, eles não têm natureza pecadora, portanto não desejam desafiar Deus. Mas isto significa que eles não têm a escolha de desafiar Deus?

Vamos analisar esta ideia mais detalhadamente através de um exemplo que responde à pergunta: os Anjos têm livre-arbítrio ou não?

Satanás

Os anjos têm livre-arbítrio? Mantenha esta pergunta em mente ao analisarmos a história de Satanás. Todos conhecem Satanás ou o Diabo como sendo o mesmo ser, mas poucos se lembram que ela já fora um anjo de Deus.

Ele não somente era um anjo, como era o favorito de Deus e o mais belo. Satanás tomou uma decisão: a decisão diretamente ligada ao livre-arbítrio de um Anjo.

Ele escolheu desafiar Deus. Ele decidiu que não queria mais ser o servo ou o mensageiro de Deus, mas queria ser o próprio Deus, com seu poder, respeito e controle.

Este fato leva à queda de Satanás do Céu, mas ele não estava sozinho. Alguns anjos decidiram seguir Satanás e podemos ver que Deus puniu estes anjos que escolheram o desafiar em  Pedro 2:4:

Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo.

E podemos ver outros exemplos disto em Judas 1:6:

E aos anjos que não conservaram suas posições de autoridade, mas abandonaram sua própria morada, ele os tem guardado em trevas, presos com correntes eternas para o juízo do grande Dia.

Até que ponto os Anjos têm livre-arbítrio?

Podemos concluir que os Anjos realmente têm livre-arbítrio ou vontade própria. Podemos ver a partir destes exemplos que se os anjos desafiaram Deus anteriormente, é porque tinham a capacidade de fazê-lo.

Porém, a maioria ou todos os Anjos hoje são sem pecados e apesar de terem a possibilidade de desafiar Deus, eles nunca o fariam. Eles preferem a moral ao pecado.

Descubra mais artigos interessantes no blog do Padre: